O Arquivo Histórico Municipal de Salvador
Antes da 1a Constituição Brasileira (1824) as Câmaras Municipais administravam a vida das cidades acumulando as funções de poder executivo e legislativo. Estas atividades geraram documentos que deram origem aos Arquivos Municipais. Acompanhando esse processo a Câmara Municipal de Salvador formou o núcleo central do Arquivo Municipal de Salvador.
Por ocasião da Proclamação da República, no período de 1894, este Arquivo ficou subordinado à Secretária de Expediente da Intendência através da Lei Nº 125, de 27 de Dezembro, que lhe aferiu poder de gerenciar a documentação administrativa do Município.
Com a extinção da Intendência em 1929 e criada a Prefeitura Municipal, o Arquivo Municipal passa a ser subordinado ao Gabinete do Prefeito. Em 23 de Novembro de 1931 é regulamentado com o Ato 112 como Arquivo Geral do Município e inaugurado em 10 de abril de 1932.
Em 1986 passa a ser nominado Arquivo Histórico Municipal de Salvador, integrado à Fundação Gregório de Mattos a nível de gerência.
Em 2009, através do Dec.19.401, o Arquivo Histórico Municipal de Salvador juntamente com os Museus e as Bibliotecas Municipais passa a ser gerenciado pela Gerência de Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas
O Arquivo Histórico Municipal da Cidade de Salvador procura inserir-se no novo modelo de arquivo público, desempenhando sua função social com relevância, buscando efetivar seu compromisso com os princípios da participação, transparência, responsabilidade e controle social e viabilizando cada vez mais o direito ao acesso à informação.
Estruturalmente está formado pelos Setores de Arquivos Permanentes, Setor de Arquivos Audiovisuais, Setor de Arquivos Impressos e Biblioteca e Setor de Arquivos Correntes e Intermediários, subordinados à Subgerência de Arquivos e Bibliotecas.