Acervos
O Arquivo Histórico Municipal de Salvador está estruturalmente formado pelos Arquivos que armazenam os acervos dos documentos produzidos e retidos pelas Unidades Administrativas da Prefeitura Municipal de Salvador, e são de caráter permanente, constituídos de documentos textuais, audiovisuais, iconográficos e cartográficos.
É o Centro de Documentação e Memória da Cidade onde estudantes, pesquisadores e os cidadãos veem buscar informações referentes ao processo histórico da formação administrativa do Brasil, aos fatos e acontecimentos da vida administrativa da Prefeitura de Cidade e do processo de desenvolvimento sócio-cultural-político da Cidade.
Acervo Textual
- Fundo Câmara Municipal (1624 – 1979);
- Fundo Intendência Municipal (1890 – 1929);
- Fundo Prefeitura Municipal de Salvador (a partir de 1929);
- Coleções Especiais: escrituras de escravos (1827-1903), certidões (1877-1924), documentação eleitoral e EPUCS;
Acervos Audiovisual, Iconográfico e Cartográfico
- Filmoteca: filmes com temática especial referente à cidade ou documentando eventos administrativos e cívicos;
- Iconográfica: fotografias, slides, negativos e postais relativos à cidade;
- Cartográfica: projetos arquitetônicos e urbanísticos da cidade;
- Coleções Especiais: partituras musicais (Sec. XIX-XX) e cartões postais;
Acervo Impresso e Biblioteca
- Livros e periódicos: apoio à pesquisa referente à história da cidade e editados pela Prefeitura Municipal e Câmara Municipal;
- Depósito Legal: recolhimento das publicações editadas pela Prefeitura Municipal - Dec. nº 9.236 /1991 e Câmara Municipal - Lei nº 4.508/1992;
- Hemeroteca: clippings relativos aos aspectos sócio – econômico – político – culturais da cidade.