ACERVO DO ESCRITÓRIO DO PLANO DE URBANISMO DA CIDADE DO SALVADOR - EPUCS

É com grande felicidade que trazemos a público, recuperada e disponibilizada para consulta presencial, a documentação relativa ao acervo do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), que inaugura a recém-criada Seção Urbanismo, do Fundo Prefeitura Municipal, sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

Elaborado entre 1942 e 1947 em Salvador, a produção do Escritório ocupa um lugar excepcional na história urbanística da cidade. Mesmo que, contemporâneo de seu próprio tempo, o EPUCS, elaborado no período da ditadura varguista e em plena segunda guerra mundial, possa, à distância, ser questionado em alguns de seus princípios e modos de operação, ele é até hoje considerado como a mais importante experiência de planejamento urbano soteropolitano do século XX, em termos de sua abrangência e das teorias, concepções e desenho de cidade ali desenvolvidos.

Capitaneado pelo engenheiro e urbanista Mário Leal Ferreira (1895-1947), baiano de Santo Amaro, o EPUCS congregou uma equipe multidisciplinar e trabalhou a partir de uma tradição múltipla de pensamento e de intervenção, com influências nacionais e internacionais. A partir de um modelo espacial radioconcêntrico, o EPUCS problematiza e equaciona as principais questões do desenvolvimento urbano por ele levantadas: a articulação regional, o duplo sistema de deslocamentos – o de avenidas de vale e o das cumeadas –, os aspectos sanitários e os sistemas de infraestrutura, o sistema de áreas verdes, o centro urbano e os centros cívicos, o zoneamento, a distribuição dos equipamentos de saúde e educação e habitação proletária. Esse conjunto de diretrizes guiará, efetiva ou referencialmente, o planejamento da cidade, mesmo considerando a brusca interrupção dos trabalhos do EPUCS em 1947, em função da morte inesperada de seu principal mentor e coordenador, Mário Leal Ferreira.

Depois de três décadas de abandono, descaso ou ausência de prioridade, mesmo frente a apelos recorrentes de zelo para com a memória de uma das mais importantes experiências de plano de urbanismo no país no período, é simbólico comemorar esse auspicioso momento. Fruto de muito trabalho e perseverança e de providencial confluência de apoios institucionais e pessoais os mais diversos, o projeto O EPUCS e a cidade do Salvador nos anos 40 do século XX: ciência, internacionalismo e natureza foi desenvolvido entre 2004 e 2014, a partir de proposta elaborada no âmbito da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, em estreita cooperação com o Arquivo Histórico Municipal de Salvador e a Fundação Gregório de Mattos.

São assim disponibilizadas para consulta on-line 4636 fichas de descrição, relativas às coleções de documentos textuais, de impressos e livros, de fotografias, assim como de aerofotos, mapas e plantas, catalogados de forma transversal aos acervos do AHMS, integrando-os, no que concerne ao EPUCS, numa base única de pesquisa.

Sua realização é fruto de um esforço coletivo, de cooperação ativa entre muitas e muitas mãos, competências e inteligências que se somaram ao longo do tempo. Para tanto, foi imprescindível contar com apoios institucionais diversos, dentre os quais destacamos a Universidade Federal da Bahia, através da Faculdade de Arquitetura e de seu Programa de Pós-Graduação e a Fundação Gregório de Mattos, através do Arquivo Histórico Municipal de Salvador. Viabilizaram a efetivação do trabalho os apoios financeiros recebidos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e da Petrobras Cultural.

Que esse trabalho possa dar fôlego e esperança a outras iniciativas de preservação de acervos documentais voltados para a história de nossas cidades e que nossas instituições de memória possam se fortalecer, alargando os campos do conhecimento, da cultura e da invenção.

Ana Fernandes
coordenadora geral do projeto

 

PROJETO

O EPUCS e a Cidade do Salvador nos anos 40 do Século XX: ciência, internacionalismo e natureza.

 

FICHA TÉCNICA

 

AHMS

Acesse o acervo do Arquivo Histórico Municipal, a través da base de dados no sistema PHL.

Acervo do AHMS

EPUCS

Acesse o acervo do EPUCS, a través da base de dados no sistema PHL.

Acesso ao acervo